leituras

[pitaco 10] – Depois de você

A 10ª leitura foi mais uma leitura coletiva, e a primeira do ano, com a Laura do @insta_reading  <3.

Impossível falar desse livro sem acabar comentando o primeiro. Lá no Insta eu percebi, pelos comentários que li, que muita gente que gostou muito da primeira história, não ficou tão feliz com a continuação. Eu achei ok e vou pitacar um pouquinho.

Olha, se você ainda não leu o livro e pretende ler, é melhor parar a leitura desse pitaco por aqui.

13148257_1335544123127455_1890807044_o

Li ‘Como eu era antes de você’ ano passado e foi uma leitura leve e para passar o tempo. Não senti um carinho especial pela história, foi normal. E por isso não criei expectativas antes de ler a continuação. Ambas cumpriram com o objetivo de esfriar minha cabeça no final da noite. E isso é ótimo. Mas admito que em alguns capítulos fiquei com um pouco de preguiça. Achei a personagem da Lily um pouco chatinha e alguns diálogos com ela tão chatinhos quanto. Eu sei que é apenas um menina com todo um contexto para “justificar” ser como é, mas mesmo assim, chatinha.

O novo romance de Lou com Sam também foi outra coisa que não me incomodou como incomodou outros leitores. Pelo contrário, gosto de reviravoltas e mudanças. E achei bacana também o apoio que ele deu para que ela fosse em busca da vida dela de volta.

Confesso que achei que seria mais um livro de final clichê “mocinha larga tudo pelo garoto”. E não foi. Achei bacana a busca da personagem principal por seu próprio caminho, independente do convívio com a figura masculina , o que, de certa forma, me surpreendeu. E acho que foi o ponto que mais gostei na história toda.

Cansa um pouco esse tipo de leitura que nos motiva a acreditar que precisamos do outro para termos a nossa própria felicidade. “Fundamental é mesmo o amor”. É impossível ser feliz sozinho? São escolhas. O livro faz com que a gente pense na questão de ser feliz independente de ter alguém ao lado. E das outras diversas formas de encontrar felicidade: felicidade por ajudar alguém, felicidade buscando se encontrar profissionalmente, felicidade por ter saúde, uma família ou um relacionamento à distância.

Acho que a personagem principal, ainda muito jovem, está nesse momento de se encontrar. E que bom que a autora desenvolveu dessa maneira. Terminar o primeiro livro e deixar a Lou apenas com a imagem de dor e saudade não me agradou muito. “Ah Carol, mas é uma história de amor com final triste”. Ok.

Talvez não pudesse ter sido diferente mesmo, mas naquela história. Contudo, essa continuação é uma história diferente e, entre outras coisas, de amor próprio.

ps: estou devendo comentários de outras leituras. prometo pagar em breve. na verdade já vou começar a 13ª.


Título: Depois de Você
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 318
Editora / ano: Intrínseca, 2016
Tempo de leitura: 13 dias

4 comentários em “[pitaco 10] – Depois de você

  1. Affe. You CAN’T sit with me.
    Eu amo Como eu era antes de você com todas as forças e torci o nariz, sim, quando Jojo anunciou Depois de você. Mas a continuação me conquistou, mas apenas pela Lou. A Lily é bem chatinha, mas ainda é o que “sobrou” do Will no mundo e isso não dá para ignorar. Agora, o Sam, nem cheirou, nem fedeu para mim. Por mim, se ele não existisse seria melhor. E não por “respeito” ao Will e, sim, porque o romance deles não me convenceu e eu acho que esse era o momento perfeito para a Lou se encontrar sozinha.

    Curtir

    1. É! Eu acho que ela foi fazer isso ao aceitar o trabalho. Já pensou se tem o 3? hahahahaha. Concordo com vc. Entendi o papel do Sam meio que para dizer que dá para você não largar tudo por uma pessoa e conciliar. Mas ele foi só um nadinha na história. Tipo, ele não precisava existir, mas precisava para a personagem poder mostrar que dá conta sozinha. Ficou ali só pra ela poder “dizer não”. Não sei se eu to conseguindo me expressar direito!

      Curtir

Deixe um comentário

