leituras

[#4] Coraline – Neil Gaiman

Coraline é uma criança exploradora que ao mudar de casa, encontra um novo mundo para descobrir em seu novo quintal. Mas nem todos os dias saem como o planejado e, durante um dia chuvoso e sem muita atenção de seus pais, Coraline se vê entediada e resolve desbravar o lar por dentro. Tudo parece sem graça até encontrar uma porta e descobrir que ela está trancada. A curiosidade da menina nasce imediatamente. Uma porta que, à primeira vista, parece não levar a lugar algum. Misteriosamente, a porta trancada, quando aberta, dá para uma parede de tijolos.

Parede de tijolos? Por que o antigo dono haveria de manter ali uma porta que abre para tijolos? E manter trancada algo que não há nada por trás? Para Coraline – diferente do que pensa a sua mãe – isso não faz o menor sentido e aguça a imaginação da menina.

É a partir daí que começa uma grande e perturbadora aventura. Coraline irá descobrir que além dos tijolos desaparecerem, um novo mundo a espera do outro lado do corredor.

O livro é curtinho e, por essa razão, não me prolongarei para não tirar o mistério e contar a história toda.

Esse é o terceiro livro que leio do autor, o primeiro foi O oceano no fim do caminho, e o segundo Deuses Americanos. Gaiman sai do imaginário comum para construir suas histórias e repassar suas ideias. É o tipo de leitura que ainda tenho que me acostumar, pois acabo buscando um sentido literal que, por sua vez, inexiste. Ou seja, preciso lidar melhor com minha abstração e imaginação que estão destreinadas.

Coraline


Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 160
Editora / ano: Rocco / 2003
Tempo de leitura: 2 dias

Anúncios

2 comentários em “[#4] Coraline – Neil Gaiman

  1. Amiga, desapega de querer literalidade com o Gaiman, não é assim que funciona o jogo dele. rs
    Eu li Coraline há um tempo atrás e gostei. Comecei a entender e a gostar desse negócio de não ter explicação para o sobrenatural, o diferente, o estranho. E isso é muito bom.
    Tô doida pra ler a HQ inspirada nesse livro.
    Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s