leituras

o mundo pós-aniversário

Há algum tempo finalizei a leitura do meu primeiro Lionel: o mundo pós-aniversário. Certamente não será a única, pois a autora foi uma alegre surpresa e logo fiquei com vontade de ler Precisamos falar sobre o Kevin, mas decidi esperar. A leitura fluiu sem grandes dificuldades. Foi ótimo sair da zona de conforto e ler algo bem diferente do que li nos últimos meses, e ainda crescer a listinha de livros escritos por mulheres.

lionel

O livro conta a história da ilustradora de livros infantis Irina e de seu relacionamento com Lawrence. O casal inicia a tradição de jantar anualmente com um casal de amigos Jude – escritora – e Ramsey – jogador de sinuca – no dia do aniversário do jogador. Com o passar dos anos, em um desses aniversários, Jude e Ramsey estão divorciados e Lawrence precisa viajar, o que o impossibilita de participar e prosseguir com a tradição. Pouco contrariada, Irina assume a tarefa de não deixar o colega sozinho durante seu aniversário, e aceita jantar com Ramsey para não quebrar a tradição. É neste ponto que a ação começa, uma vez que é após tal noite que participamos de uma análise da trama sobre dois pontos de vista: as ações decorrentes de uma única atitude que Irina tomou naquela noite. Um beijo ou não? Adultério ou não? A mesma vida ou uma mudança brusca? Um relacionamento e uma casa organizados ou a falta de rotina e a surpresa constante?

Neste contexto, a autora coloca, de forma muito inteligente, a questão das escolhas e possíveis caminhos que tomamos ou deixamos de tomar ao longo da vida. Sem pretensões de ser um livro para dizer “era melhor ter feito aquilo e não isso”, a narrativa é construída para refletirmos nossas ações quase sempre tão preocupadas com os resultados futuros.

Confesso! Durante a leitura cometi o erro de tentar acertar qual das realidades seria a verdadeira, mas o objetivo da obra é apenas nos mostrar que não importa as atitudes que tomamos ou o caminho que seguimos, essa é a nossa vida, não voltaremos atrás e todos os “lados” possuem, impreterivelmente, coisas positivas e negativas. Não use as desculpas de que deveria ter feito diferente: viva independentemente das consequências. Faça dessa aventura o melhor que puder. Afinal, são também dos erros que nascem muitas coisas boas.


O mundo pós-aniversário
Autora: Lionel Shriver
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Intrínseca/2007

Anúncios

4 comentários em “o mundo pós-aniversário

  1. Acho que não tem como ler esse livro e não querer/tentar adivinhar qual é a realidade verdadeira. Mas, como conversamos quando você acabou o livro, a ideia é justamente mostrar que nenhuma escolha pode ser perfeita, sempre vamos ganhar ou perder. Nos cabe, claro, avaliar as opções e o que nos será mais vantajoso. Lionel é foda e eu vou parar de falar pra você ler os outros dela, antes que me bata!
    Beijooos

    Curtir

    1. É! E mesmo avaliando o que pode ser mais vantajoso, ainda assim pode sair do “controle”. Talvez seja isso, a gente não tem nenhum controle da vida mesmo!! Hahahaha pode falar mesmo. Eu quero muito ler, mas estou me seguraando para ler os últimos comprados.. Resistindo até a próxima promoção hahah

      Curtido por 1 pessoa

  2. Admito que tem que ser muito corajoso para sair de sua zona de conforto, mas às vezes nos surpreendemos positivamente. Se o filme Precisamos falar sobre o Kevin já me deixou desconfortável eu desconfiaria desse livro, mas ainda bem que a temática é diferente. Eu sempre me ferro tentando adivinhar algo do texto. Me interessei pelo livro. Depois me diga o que achou do Kevin, quando ler.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s